Gênio autodidata, apaixonado pelo movimento e biomecânica, nasceu na Alemanha em 1880. A infância frágil, com problemas de saúde, o estimulou a buscar uma vida longe de doenças e dores.
Joseph Pilates estudou os movimentos dos animais e adaptou diversas modalidades esportivas à própria metodologia, dando ênfase na técnica circense, elementos da ginástica olímpica, yoga, artes marciais e luta greco-romana.
Boxeador, aos 32 anos se tornou instrutor de autodefesa para detetives na Scotland Yard em Londres. Durante a 1ª Guerra Mundial, Pilates criou dispositivos de assistência ao movimento com molas acopladas em camas para exercitar pacientes, muitos deles soldados alemães feridos. Essa invensão aperfeiçoada ao longo da vida deu origem aos aparelhos que conhecemos hoje.
Após o termino da guerra foi convidado para treinar o exército alemão, mas recusou o convite para se dedicar a uma duradoura e profícua relação com a dança. Em 1926 emigrou ao Estados Unidos e abriu em New York um studio de condicionamento físico.
Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente de seu tempo. Quando Joseph Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, a técnica era muito praticada apenas no âmbito da dança. Alcançou a popularidade após a abertura do studio pelo discípulo bailarino Ron Fletcher, nos anos 70 em Beverly Hills, muito frequentado pelas celebridades de Hollywood.
"Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito."
Joseph H. Pilates
Concordo com todas as frases do Joseph Ju!
ResponderExcluirEle era um gênio mesmo, graças à ele e à você, claro, eu descobri o que é fazer exercícios com prazer.
Hehehehe :)
O blog tá lindo, arrasou!
Beijão
Marina Soldado