sábado, 20 de março de 2010

O intestino é mais importante do que se imagina!



"Uma mudança na flora bacteriana do intestino pode acarretar desequilíbrio na formação de vitaminas e no aproveitamento de nutrientes, provocando sintomas como dor de cabeça, irritabilidade, alergia de pele, cansaço, ansiedade, agravamento de celulite, compulsão por doces, cândida vaginal e até dificuldade de emagrecer.

Essa mudança é chamada de disbiose intestinal que passa despercebida e dificilmente é detectada por meio de exames comuns. A pessoa começa a tratar o estresse, candidíase vaginal, alergia, toma vários medicamentos, há melhora, mas depois os sintomas voltam a fazer parte da rotina.

O uso de medicamentos, como antibióticos, laxantes, anti-inflamatórios, anticoncepcionais e corticóides, o estresse e a alimentação inadequada rica em alimentos industrializados, doces, refrigerantes, carboidratos refinados -pães e massas feitos com farinha branca-, falta de frutas e verduras, também contribuem para alteração da flora bacteriana.

Os sintomas que normalmente ocorrem são gases após as refeições, alteração do funcionamento intestinal, distenção abdominal e língua branca.

O tratamento é individualizado, realizado pela nutrição funcional através do programa dos 4 R´s. Basicamente será necessário:

- Recuperar a flora bacteriana intestinal com a remoção dos alimentos agressivos, como: leite de vaca, farináceos, alimentos industrializados, refrigerantes, doces, soja, entre outros;

- Recolação de enzimas digestivas através de alimentos ou suplementos;

- Reinoculação dos lactobacilos vivos e

- Reparação com a introdução de uma alimentação natural, rica em vitaminas, minerais e substâncias específicas presentes nos alimentos naturais, para trazer ao organismo o equilíbrio necessário e com isso desaparecer os sintomas apresentados.

Se não tratar bem o intestino, o corpo todo vai reclama. Na nutrição funcional o intestino é considerado nosso segundo cérebro!"

Rafaela Oliveira - Nutricionista Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário