quinta-feira, 18 de março de 2010

Toshio Tanahashi mestre na arte Shôjin Ryôri


Toshio Tanahashi, disseminou o tradicional estilo culinário Shôjin Ryôri no Japão e pelo mundo. Proprietário do restaurante Gesshinkyo durante 1992-2007, em Tóquio, acredita que os vegetais constituem uma rica fonte alimentar e que esta prática - que transcende os aspectos alimentares, sendo considerada a base da culinária tradicional japonesa - compreende uma atitude de profundo respeito para o ritmo e harmonia da natureza, possibilitando um diálogo com a gastronomia mundial, assim como a Slow Food, praticada amplamente na Europa e também com adeptos no Brasil.


Tanahashi nasceu em Kumamoto, Japão. Estudou Economia Agrícola na Universidade de Tsukuba. Entre 1987 e 1989, permaneceu como aprendiz no templo zen budista Gesshinji, na província de Shiga. Durante o ano 2000, a Revista Vogue Japon publicou uma série de artigos sobre a culinária de Toshio Tanahashi. E essa história de vida, foi dramatizada num programa de televisão intitulado Honmamon - A coisa verdadeira - transmitida pela emissora NHK.


Em 2000, publicou pela Editora Bunka o livro de receitas culinárias Yasai wa tensai - Shôjin: verdura sábia - no qual esquematiza a filosofia Shôjin Ryôri. Em 2003, junto com a culinária francesa desenvolveu receitas para ampliar as possibilidades da cozinha vegetariana em Tóquio. Realizou palestras e demonstrações em Victoria Albert Museum - Londres, Japan Society - Boston e Nova Iorque, dentre outros locais. Desde 2008 organiza o Instituto Culinário Zecoow e leciona arte culinária na Universidade de Arte e Design de Kyoto - Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário