terça-feira, 23 de março de 2010

10 razões para fazer MAT PILATES


- fazemos os movimentos com fluidez;

- são sequenciados e

- dinâmicos;

- sem intervalos entre os exercícios;

- gastamos em média 250 calorias por aula;

- a coordenação motora é ampliada;

- otimiza o corpo;

- melhora o desempenho esportivo;

- torna o corpo mais ágil e inteligente e

- aguça os reflexos.


Quer conferir?

É só agendar sua aula avaliação aqui no nosso Studio!



MAT no Studio Pilates Juliana Ota


Exercício cardio-vascular feito no solo. O desafio é o próprio peso do corpo e a força da gravidade, por essa razão desperdiçamos menos energia ao nos movimentar e nos equilibrar, aumentando nossa eficiência muscular, alongamento e força.

Para intensificar a dinâmica e fluidez dos movimentos ritmados do MAT PILATES utilizamos acessórios, como: bolas de diversos tamanhos e densidades, elásticos, rolos entre outros.

Com corpo mais coordenado conseguimos executar novos movimentos, dançamos melhor e praticamos outras atividades físicas com mais desenvoltura.

O Pilates é um exercicio funcional que trata a individualidade do ser humano, ajustando-o na busca do bem-estar.

PILATES é um estilo de vida que nos devolve a liberdade do movimento.

sábado, 20 de março de 2010

O intestino é mais importante do que se imagina!



"Uma mudança na flora bacteriana do intestino pode acarretar desequilíbrio na formação de vitaminas e no aproveitamento de nutrientes, provocando sintomas como dor de cabeça, irritabilidade, alergia de pele, cansaço, ansiedade, agravamento de celulite, compulsão por doces, cândida vaginal e até dificuldade de emagrecer.

Essa mudança é chamada de disbiose intestinal que passa despercebida e dificilmente é detectada por meio de exames comuns. A pessoa começa a tratar o estresse, candidíase vaginal, alergia, toma vários medicamentos, há melhora, mas depois os sintomas voltam a fazer parte da rotina.

O uso de medicamentos, como antibióticos, laxantes, anti-inflamatórios, anticoncepcionais e corticóides, o estresse e a alimentação inadequada rica em alimentos industrializados, doces, refrigerantes, carboidratos refinados -pães e massas feitos com farinha branca-, falta de frutas e verduras, também contribuem para alteração da flora bacteriana.

Os sintomas que normalmente ocorrem são gases após as refeições, alteração do funcionamento intestinal, distenção abdominal e língua branca.

O tratamento é individualizado, realizado pela nutrição funcional através do programa dos 4 R´s. Basicamente será necessário:

- Recuperar a flora bacteriana intestinal com a remoção dos alimentos agressivos, como: leite de vaca, farináceos, alimentos industrializados, refrigerantes, doces, soja, entre outros;

- Recolação de enzimas digestivas através de alimentos ou suplementos;

- Reinoculação dos lactobacilos vivos e

- Reparação com a introdução de uma alimentação natural, rica em vitaminas, minerais e substâncias específicas presentes nos alimentos naturais, para trazer ao organismo o equilíbrio necessário e com isso desaparecer os sintomas apresentados.

Se não tratar bem o intestino, o corpo todo vai reclama. Na nutrição funcional o intestino é considerado nosso segundo cérebro!"

Rafaela Oliveira - Nutricionista Funcional

quinta-feira, 18 de março de 2010

Chef Toshio Tanahashi visita Brasil para difundir a culinária Shôjin Ryôri




Com a intenção de divulgar a tradicional culinária vegetariana Shôjin Ryôri aos brasilerios, o chef japonês Toshio Tanahashi chega ao país, pela primeira vez, para dois jantares-demonstrações, nos dias 24 e 25 de março de 2010, no restaurante Kinoshita, e uma palestra gratuita, no dia 28 de março de 2010, no Pavilhão Japonês, situado no Parque do Ibirapuera, ambos em São Paulo.

O cardápio preparado especialmente para o jantar-demonstração compõe-se de uma sequência de entrada, caldo, arroz, dois pratos, pasta e doce. A base dos ingredientes da gastronomia Shôjin é legumes, verduras, cereais, cogumelos, frutas e algas marinhas, evitando o uso de carnes e peixes.


A promoção fica por conta da Comissão de Gastronomia Japonesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social - BUNKYO, conta com o apoio da Japan Founda

tion, e colaboração do Consulado Geral do Japão em São Paulo.


Demonstração da Gastronomia Shôjin

Data: 24 e 25 de março de 2010, às 19h

Local: Restaurante Kinoshita

Rua Jacques Felix, 405 - Vila Nova Conceição - São Paulo

Informações: (11) 3849 6940

Vagas limitadas



Palestra sobre a Gastronomia Shôjin

Data: 28 de março de 2010, às 14h30

Local: Pavilhão Japonês - Parque do Ibirapuera (portão 10)

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana - SP

Evento Gratuito

Informações: (11) 3208-1755 (ramal 124) / 5081-7296

Vagas limitadas (serão preenchadas conforme a ordem de chegada)


Toshio Tanahashi mestre na arte Shôjin Ryôri


Toshio Tanahashi, disseminou o tradicional estilo culinário Shôjin Ryôri no Japão e pelo mundo. Proprietário do restaurante Gesshinkyo durante 1992-2007, em Tóquio, acredita que os vegetais constituem uma rica fonte alimentar e que esta prática - que transcende os aspectos alimentares, sendo considerada a base da culinária tradicional japonesa - compreende uma atitude de profundo respeito para o ritmo e harmonia da natureza, possibilitando um diálogo com a gastronomia mundial, assim como a Slow Food, praticada amplamente na Europa e também com adeptos no Brasil.


Tanahashi nasceu em Kumamoto, Japão. Estudou Economia Agrícola na Universidade de Tsukuba. Entre 1987 e 1989, permaneceu como aprendiz no templo zen budista Gesshinji, na província de Shiga. Durante o ano 2000, a Revista Vogue Japon publicou uma série de artigos sobre a culinária de Toshio Tanahashi. E essa história de vida, foi dramatizada num programa de televisão intitulado Honmamon - A coisa verdadeira - transmitida pela emissora NHK.


Em 2000, publicou pela Editora Bunka o livro de receitas culinárias Yasai wa tensai - Shôjin: verdura sábia - no qual esquematiza a filosofia Shôjin Ryôri. Em 2003, junto com a culinária francesa desenvolveu receitas para ampliar as possibilidades da cozinha vegetariana em Tóquio. Realizou palestras e demonstrações em Victoria Albert Museum - Londres, Japan Society - Boston e Nova Iorque, dentre outros locais. Desde 2008 organiza o Instituto Culinário Zecoow e leciona arte culinária na Universidade de Arte e Design de Kyoto - Japão.


Shôjin Ryôri - aprimorando o espírito


Shôjin (精進) é composto de dois ideogramas: (shô) que significa espírito e (jin) progresso. Denota o desenvolvimento espiritual, da ação cotidiana de controle de si até a aquietude do espírito, do sentimento de gratidão, dedicação e crença para seguir o próprio caminho.


Shôjin Ryôri foi introduzida no Japão junto com o budismo chinês no século VI e difundiu-se com o desenvolvimento do zen-budismo a partir do século XIII.

É possível apontar duas razões para que essa culinária tenha encontrado um terreno fértil no Japão, primeiro pela geográfica e topográfica, em virtude da grande facilidade para o cultivo de verduras. A segunda razão é a religião, pois o budismo orienta não matar e tal preceito aplica-se aos seres humanos e todos os animais, inclusive insetos, eliminando, assim, a opção da carne e peixe como fonte de alimento.


Pode-se compreender melhor a shôjin ryôri por intermédio de um trecho da obra zen-budista “Zen’en seiki” que se refere ao cuidado com a escolha do produto e técnica, bem como ao modo de se alimentar:


Na preparação dos alimentos, tenha constantemente o espírito moral. Cuide-se para escolher o produto das quatro estações. Determine o modo mais adequado para a preparação dos ingredientes. Introduza as variações das técnicas culinárias. Esforce-se para enaltecer a comunidade monástica a fim de que seja possível saborear os alimentos com alegria”.



Mesmo a Shôjin Ryôri, apesar de leve, não é para ser consumida com exagero. É preciso considerá-la como fonte medicinal e comer apenas o suficiente para assegurar a saúde, porque, afinal, o alimentar-se significa proteger o corpo de doenças e da morte.


Desde o momento da criação de Shôjin Ryôri, inclui-se o desejo de salvar o ser humano do sofrimento e contribuir para a conquista da felicidade.

terça-feira, 16 de março de 2010

NUTRIÇÃO FUNCIONAL


"A nutrição funcional atua como um novo conceito de vida para quem busca o bem-estar.

Longividade, equilíbrio emocional e hormonal, saúde, beleza e o prazer são descobertos e aplicados por meio de um programa detalhado e personalizado, feito sob medida de acordo com a realidade de cada pessoa.

O nutricionista funcional cuida não só daqueles que querem emagrecer, mas também de muitas outras situações, como: má digestão, refluxo, azia, intestino preso, hálito alterado, acne, gases abdominal em excesso, enxaqueca, depressão, sindrome do pânico, celulite, cândida vaginal, rendimento esportivo, gestação, TPM, menopausa, desordens da tireóide, vegetarianismo, desintoxicação, alergia alimentar e muitos outros que serão aos poucos citados aqui."

Rafaela Oliveira - Nutrição Funcional

segunda-feira, 15 de março de 2010

SEMANA GRATUITA - MAT PILATES - LANÇAMENTO!


Olá confrades,

Esta é uma super promoção de lançamento das aulas de Mat Pilates!

Nessa semana, nos dias 16 terça às 18h30, 19 sexta às 19h00 e 20 sábado às 11h00
, todas as aulas de Mat Pilates serão gratuitas, para que conheça na prática os benefícios de uma aula fitness bem dinâmica.

Mat Pilates são aulas no chão, tendo o peso do corpo e a gravidade como desafios. Pode-se usar acessórios como bolas, elásticos, rolos en
tre outros objetos, compondo exercícios ritmados à músicas específicas, proporcionando fluidez entre os movimentos.

Nessas aulas conseguimos perder uns quilinhos!

Os grupos são de no mínimo 03 e no máximo
06 pessoas.

Com duração de 50 minutos.

Faça logo sua reserva por telefone ou e-mail e garanta sua vaga!


domingo, 14 de março de 2010

WORKSHOP - Desmistificando a Mulher 13.03.2010


AGRADECIMENTOS


Obrigada Luiza Torelli, nossa palestrante especialista em fisioterapia ginecológica, pela desenvoltura, simpatia, conhecimento compartilhado e amizade.

Querida Fabiola Ota, irmã maravilhosa, que juntas organizamos e realizamos esse evento e seguimos prosperando nessa jornada do BEM-ESTAR.

A Gismar Pizarro, única representante brasileira, de vendas, da confecção moda esportiva e praia Fabiola Molina, que sempre nos apoia.

Nossos amigos e família que nos ajudaram na divulgação e que nos aguentam falando só de trabalho o dia todo.

E claro, as estimadas confrades presentes que com um super astral fizeram desse workshop um sucesso.

Tenho certeza de que esse foi apenas o começo, o primeiro, de muitos outros incríveis eventos dedicados ao nosso BEM-ESTAR.

Já queremos mais!

quarta-feira, 10 de março de 2010

CURIOSIDADE - ASSOALHO PÉlVICO: Atenção redobrada ao tênis previne incontinência urinária em atletas


A incontinência urinária pode ser associada com a curvatura do arco do pé, ou seja, quanto maior o arco de flexão do pé, menor a energia transmitida para os músculos do assoalho pélvico, devido ao impacto no solo.

Já o contrário, a menor curvatura do arco plantar permite maior contato da superfície do pé com o solo e maior transmissão de impacto dos pés para o assoalho pélvico, contribuindo para a incontinência urinária.

Uso de calçados amortecedores que absorvem a carga pode diminuir o impacto sobre o assoalho pélvico, prevenindo a incontinência urinária em atletas.

ACADEMIA DO PRAZER PARTE 2: Flexibilidade


O fôlego até pode estar a mil e seus músculos firmes para sustentar o corpo em posições acrobáticas, mas, se não estiver alongada, meu bem, aí as chances de travar são grandes. Para evitar contratempos o melhor é arrumar ao menos três dias da semana para se dedicar a uma relaxante aula de alongamento.

Fonte: Revista Pense Leve Fevereiro 2010

CURIOSIDADE – ASSOALHO PÉLVICO: Academia do prazer


Para dar um up no sexo, os músculos abdominais, paravertebrais e dos quadris devem entrar na lista de prioridades, pois dão estabilidade ao corpo. Modalidades que trabalham a força e, no quesito sexo, oferecem vantagens de sobra são pilates e ioga. “Essas atividades são eficientes para fortalecer a musculatura da região pélvica, bastante solicitada durante o ato sexual”, explica Paulo Zogaib, médico especializado em medicina esportiva e fisiologia do exercício, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Segundo Zogaib, no pilates os músculos são exercitados de forma mais profunda e intensa do que em qualquer outro exercício.

Fonte: Revista Pense Leve – Fevereiro 2010

sábado, 6 de março de 2010

CURIOSIDADE - ASSOALHO PÉLVICO: Impacto para atletas


- correr: 3 a 4 vezes o peso corporal;
- pular: 5 a 12 vezes esse peso;
- queda após salto em altura: 9 vezes;
- pulo mais alto: 16 vezes.

A musculatura do assoalho pélvico das atletas deve ser mais fortalecida do que da população em geral para conter esta força de impacto.

CURIOSIDADE - ASSOALHO PÉLVICO: Modalidades esportivas x riscos


Alto risco:
- Atletismo;
- Ginástica;
- Basquete;
- Vôlei;
- Judô;
- Fisiculturismo;
- Equitação.

Risco moderado:
- Corrida;
- Tênis;
- Esqui.

Baixo risco:
- Natação;
- Remo;
- Ciclismo.

CURIOSIDADE - ASSOALHO PÉLVICO: Importância de fortalecer para atletas


O exercício físico de alto impacto aumenta a chance da mulher apresentar uma deficiência na contração perineal, que leva á incontinência urinária de muitas atletas, em médio e longo prazo, por sobrecarregar a musculatura do assoalho pélvico.

Para prevenir o deslocamento das vísceras pélvicas, como a bexiga e útero, a atividade física deve ser orientada e direcionada a um trabalho nos músculos componentes do assoalho pélvico.

A prática correta do pilates, com duração, freqüência e carga ideal, concomitante à realização de exercícios específicos para a musculatura do assoalho pélvico é fundamental às atletas, treinadores físicos e médicos desportistas, para minimizar e prevenir essas disfunções.

CURIOSIDADE - ASSOALHO PÉLVICO: Distúrbios urinários em atletas


A hipótese da insuficiência muscular perineal por causa da hiperpressão abdominal explica os distúrbios urinários. A hiperpressão abdominal é compensada por uma contrapressão do assoalho pélvico. No momento desta hiperpressão abdominal, os órgãos pélvicos são brutalmente projetados para o diafragma urogenital, que responde com uma contração para suportar esta pressão e sustentar os órgãos.

Por outro lado, a esportista que apresenta uma solidez extrema dos músculos abdominais, redirige, constantemente, esta força para baixo que refletirá diretamente ao assoalho pélvico, o qual, continuamente respondendo a esta forte contrapressão, tenderá a perder sua capacidade de contração efetiva, vindo a agravar a sua função de sustentação.

segunda-feira, 1 de março de 2010

10 razões para fazer pilates

- Possui resultados duradouros;

- Alonga e fortalece a musculatura;

- Aumenta a flexibilidade;

- Corrige postura;

- Eleva a resistência física;

- Desenvolve o equilíbrio;

- Intensifica coordenação motora;

- Melhora a respiração;

- Amplia o poder da concentração e

- Expande o movimento das articulações.

Mês da mulher


Caras confrades,

convidamos vocês para o 1º workshop Desmistificando a Mulher.

Dessa vez escolhemos a Luiza Torelli, fisioterapeuta ginecológica, para falar sobre o assoalho pélvico, que é um conjunto de músculos especificos do quadril, muito importante para a mulher em vários aspectos.

Uma realização do Studio Pilates Juliana Ota, em homenagem as mulheres.

Qualquer dúvida, por favor, não deixa de entrar em contato.

Esperamos vocês!

Método Pilates


Ao entender a complexidade do ser humano Joseph Pilates criou exercícios que trabalham todos os sentidos do corpo. Oferece aos alunos estímulos singulares e desafiadores, que visão o equilíbrio muscular e a estabilidade conectada a auto-cura e harmonia.

Esta conquista individual intensifica o prazer pelo movimento consciente, tornando o método Pilates eficaz ao esculpir o corpo.

Os movimentos focados na respiração e fluidez, ritmo e controle, acionam a propriocepção com eficiência única, concentrando os exercícios em poucas repetições sem necessidade de chegar a exaustão para obter corpo e mente saudavel.

Atemporal, após mais de 100 anos, o Pilates se destaca pela precisão da técnica que propicia o auto conhecimento, para sermos livres de limitações e vencer nossos próprios desafios.

"Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica."

Joseph H. pilates

Tributo ao Joseph Hubertus Pilates


Gênio autodidata, apaixonado pelo movimento e biomecânica, nasceu na Alemanha em 1880. A infância frágil, com problemas de saúde, o estimulou a buscar uma vida longe de doenças e dores.

Joseph Pilates estudou os movimentos dos animais e adaptou diversas modalidades esportivas à própria metodologia, dando ênfase na técnica circense, elementos da ginástica olímpica, yoga, artes marciais e luta greco-romana.

Boxeador, aos 32 anos se tornou instrutor de autodefesa para detetives na Scotland Yard em Londres. Durante a 1ª Guerra Mundial, Pilates criou dispositivos de assistência ao movimento com molas acopladas em camas para exercitar pacientes, muitos deles soldados alemães feridos. Essa invensão aperfeiçoada ao longo da vida deu origem aos aparelhos que conhecemos hoje.

Após o termino da guerra foi convidado para treinar o exército alemão, mas recusou o convite para se dedicar a uma duradoura e profícua relação com a dança. Em 1926 emigrou ao Estados Unidos e abriu em New York um studio de condicionamento físico.

Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente de seu tempo. Quando Joseph Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, a técnica era muito praticada apenas no âmbito da dança. Alcançou a popularidade após a abertura do studio pelo discípulo bailarino Ron Fletcher, nos anos 70 em Beverly Hills, muito frequentado pelas celebridades de Hollywood.

"Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito."

Joseph H. Pilates